logo AMOR

CARAS PORTUGAL

Second trip to officiale AMOR
TASHA DE VASCONCELOS, MOSTRA O SEU LADO SOLIDARIO EM MOÇAMBIQUE, ONDE NASCEU

Aos 32 anos, Tasha de Vasconcelos aca¬ba de concretizar um sonho antigo, ao colocar a primeira pedra no local onde será construído um orfanato para crianças afectadas, directa ou indirectamente, pelo vírus HlV/sida. Um projecto ambicioso que a manequim e actriz tenciona acompanhar de perto, ou não fosse esta a primeira acção da associação que criou há cerca de um ano, a AMOR (Aids Mozambique Orphanage Rescue). Filha de pai português e mãe inglesa, Tasha passou a sua infância na cidade da Beira, em Moçambique, onde só regressou 30 anos depois, precisamente para dar início a este projecto, para o qual conta com a colabo¬ração da associação monegasca Lês Enfants de Frankie, que conca com o alto patrocínio do príncipe Alberto do Mónaco.

Recorde-se que, em tempos, se chegou a dizer que Tasha mantinha um relacionamento amoroso com o príncipe Alberto, embora Nahum dos dois tenha confirmado esta relação. Certo é que ambos continuam a ser muito amigos, e não é por acaso que a maior parte do dinheiro que será investido neste prometo foi cedido, precisamente pelo príncipe.

Para a realização deste projeto foram também determinantes os apoios oficiais concedidos pelo presidente de Mozambique, Armando Guebuza, e pela primeira'dama, Maria da Luz Guebuza, que nãoesconderam o orgullo por contarem com o empenho de uma figura do jet set internacional na construção deste orfanato, que permitirá acolher a cerca de 150 crianças afectadas ou não pelo vírus, e que terão não só acompanhamento médico como poderão aprender um ofício que lhes dará a oporunidade de se inserirem na sociedade.

“Todas as crianças merecem ter saúde, educação e esperança para o futuro”, disse Tasha de Vaconcelos no final desta viagem, que acabou por ser a continuação do trabalho que tem desenvolvido nos últimos dez anos para bem de crianças desfavorecidas.

É embaixadora da Boa Vontado da UNICEF na Bolivia para crianças subnutridas e na Argelia para as crianças vítimas de guerra, além de apoiar projetos de solidaridade, como o Children´s Fund, de Nelson Mandela, e uma associação portuguesa que apoia crianças dependentes da droga.

-Tem desenvolvido inúmeras acçoes em torno de crianças desfavorecidas. Porque decidiu agora criar a associação AMOR?

Tasha de Vasconcelos – Para conseguir concretizar um sonho pessoal, uma vez que será implantado na cidade onde nascí. Confesso que este projeto é também uma forma de prestar homenagem ao meu pai [que morreu em 2004]. Quero empenhar-me ao máximo nesta missão e espero conseguir cumprir os objetivos que estipulei.

- Nasceu na cidade de Beira. Foi por isso que escolheu este país para dessemvolver a primeira acção da sua associação?

Escolhi Moçambique por ser um país que tem necessidades urgentes, mas também por ser o sítio onde passei a minha infancia.

- Guarda boas memórias de sua infancia?

Sim. Foi aquí que tive oportunidade de brincar com leoes e manguitos, que ví as primeiras ondas do mar, que comecei a descifrar sons mágicos, que aprendí a suportar o calor e que testemunhei a generosidade das pessoas. Foi também neste país que ganhei uma forte ligação com a Natureza, que me tem acompanhado pelo mundo ´sofisticado´ e que me ajuda a manter a minha essencia, a ser genuína.

- Tem alguma previsão de quando derá possível inaugurar o centro?

Acreditamos que, daqui a um ano, já estaremos operacionais. Para tal, conto com a ajuda de vários profissonais: professores, médicos e também a minha mãe.

- Esta associação conta com o alto patrocínio do príncipe Alberto do Mónaco...

- É uma grande ajuda para a associação. Ele está muito contente por ver como todo o projeto tem evoluído.

- Depois de ter visto reconhecido o seu trabalho como actriz nos filmes John English, de Peter Howitt, e Dot the i, de Matthew Pakhill, tem mais algum projecto para breve?

- Não, por enquanto estou apenas concentrada neste projecto da associação, embora não me impeça de aceitar outros projectos no futuro.